Mais de meio milhão financiados

terça, 19 de maio de 2020
Crédito Emergencial do Paranavaí Mais Competitiva está atendendo 17 empresas

Linha especial já aprovou mais de meio milhão de reais e garante a manutenção de 54 empregos

Levantamento realizado esta semana pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) aponta que a linha emergencial do Programa Paranavaí Mais Competitiva já aprovou, através da empresa garantidora, o financiamento de R$ 566 mil. Desse total, R$ 180 mil já foram liberados para os empresários, outros R$ 160 estão em fase de liberação pelo agente financeiro, o que deve acontecer até o final dessa semana e o restante, se aprovado também pela cooperativa de crédito, será liberado até o final do mês. Estes financiamentos estão atendendo 17 empresas, que vão garantir a manutenção de 54 empregos.

O Paranavaí Mais Competitiva foi criado pela ACIAP, junto com o Sicoob Ouro Branco e a Noroeste Garantias para ajudar o empresário a investir e melhorar seu estabelecimento (fachada, vitrine, iluminação, pintura etc) e uma parcela menor poderia ser usada para capital de giro. Agora, as dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19 exigiram um abrandamento nas regras, permitindo a concessão de crédito apenas para capital de giro.

Além das propostas já aprovadas pela Noroeste Garantias e que tramitam no Sicoob, várias estão em andamento, algumas já em analise pela empresa garantidora. Se a maioria for aprovada, o total financiado até o final do mês poderá passar de R$ 1 milhão e cerca de uma centena de empregos assegurados. “Temos mais propostas em análise e outras para encaminhar para a Noroeste Garantias. Todos os dias aparecem novos interessados”, diz Margareth Pereira Jandre, consultora da ACIAP.

R$ 10 MILHÕES - Alguns empresários reclamaram que o tempo entre a solicitação e a liberação dos recursos estava demorado. Mas, na semana passada, durante a reunião da diretoria da ACIAP, o vice-presidente Rafael Cargnin Filho, que é presidente do Conselho de Administração do Sicoob Ouro Branco, anunciou que foram tomadas medidas para agilizar o processo. “Um serviço estava sendo feito duas vezes. Agora simplificamos isso. Quem busca um financiamento emergencial precisa do dinheiro para ontem”, disse ele.

A cooperativa também anunciou que disponibilizou R$ 10 milhões nesta primeira etapa do “Giro Emergencial”, a linha de crédito exclusiva para empresas. Por esta modalidade, é possível obter empréstimo de até R$ 50 mil com taxas a partir de 0,89%, em até 36 parcelas e seis meses de carência.

O superintendente do Sicoob Ouro Branco, Écio Almir Oliveira, detalha que o procedimento foi simplificado para atender as empresas no menor tempo possível. Neste aspecto, elogia, a atuação dos parceiros tem sido determinante para o êxito, ou seja, a confiança de que os recursos cheguem aos empresários. Ele diz que toda a operação ocorre entre 5 e 12 dias.

Para informações complementares, a ACIAP disponibiliza o telefone (44) 3421-5400 e WhatsApp (44) 99992-7589 - (44) 99183-4857.