Comercialização da campanha de Natal

quinta, 05 de setembro de 2019
Comercialização da campanha de Natal vai até o dia 16 deste mês

A campanha deste ano é inovadora e permite a personalização pelo lojista

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) já está comercializando a Campanha de Natal 2019. E o prazo para os associados fazer a adesão termina no dia 16 deste mês. Isto porque, a campanha é praticamente customizada para cada lojista, o que exige uma produção com antecedência e já pré-determinada.

A campanha foi lançada no último Encontro Empresarial da entidade, realizada sempre na última quinta-feira de cada mês. Na ocasião foi apresentado o resultado de uma pesquisa feita entre os lojistas, que embasaram a criação da campanha.

A pesquisa apontou que 88% dos lojistas consideram a campanha de Natal uma ferramenta de fomento relevante para alavancar vendas; 70% disseram que o valor razoável para ser praticado para adesão à campanha é em torno de R$ 500,00; 52% preferem o cupom eletrônico e 70% optou pela ACIAP oferecer uma campanha intermediária (sem custos altos e sem premiações de alto valor, como veículos por exemplo), com vários vale-compras.

O gerente-executivo da Associação, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli, lembrou que “a campanha pode ser um excelente instrumento de marketing e de gestão. Ao final da campanha o lojista terá um relatório completo e dinâmico com dados de todos os seus clientes permitindo ao lojista realizar ações de pós-vendas, melhoria de relacionamento e fidelização do seu cliente. O relatório também apresenta um mapa interativo indicando onde moram seus clientes. Desta forma é possível indicar ao lojista onde estão concentrados os seus clientes permitindo a elaboração de estratégia para atingir melhor seu direcionamento de marketing”.

Os dados de 2018, coletados através do preenchimento de cupons, constatou que um quarto dos consumidores do comércio local é de fora da cidade. De acordo com a tabulação das informações, 27% da clientela do comércio de Paranavaí vem principalmente dos municípios de Paraíso do Norte, Alto Paraná, Tamboara, Terra Rica e Guairaçá. “Essa classificação será possível fazer por cada loja participante da campanha, inclusive por bairros”, aponta Scarabelli.

NATAL 2019 - O prêmio principal da campanha de Natal 2019 será um caminhão de prêmios, cujos produtos e data do sorteio ainda serão definidos. Além do caminhão, a campanha traz algumas novidades: a primeira delas é que em cada adesão, de R$ 600,00 e 500 cupons, o lojista levará três cupons com prêmio instantâneos de R$ 50,00 que o sorteado gastará na própria loja. Ou seja, toda loja que participar terá vale-compras em seus cupons. Como é a ACIAP quem banca estes R$ 50,00, na prática a adesão cai para R$ 450,00. Se houver aquisição de cupons adicionais, também haverá mais prêmios instantâneos.

Outra novidade foi identificada como Loja Day. É a possibilidade de o lojista promover uma ação em seu estabelecimento sorteando R$ 200,00 para ser consumido na própria loja. O novo formato de ação é mais interativo e permite uma personalização da campanha para cada loja. O varejista marca o dia e hora para o sorteio do vale-compra de R$ 200,00. A ACIAP providenciará uma estrutura de som e durante uma hora vai promover as vendas, anunciando ofertas, prazos especiais etc, até o momento do sorteio.

“Temos excelentes expectativas em relação à campanha deste ano. É algo inovador. Esperamos com esta campanha atrair os consumidores da região e evitar a evasão dos de Paranavaí para outros centros”, comenta Scarabelli. Os associados poderão aderir à campanha até o dia 16 de setembro e podem dividir o valor da adesão em até 4 vezes na mensalidade.