Notícia

Dia dos Pais: Horário do Comércio

segunda, 05 de agosto de 2019
Só poderão abrir na sexta-feira até às 22 horas empresas filiadas ao Sivapar

Só poderão abrir na sexta-feira até às 22 horas empresas filiadas ao Sivapar

 

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) alerta os lojistas que só poderão funcionar em horário especial na próxima sexta-feira, dia 9, antevéspera do Dia dos Pais, as empresas que estejam filiadas e quites com a tesouraria do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar). Algumas empresas já anunciaram que vão abrir suas portas na próxima sexta até às 22 horas.

 

Na semana passada o Sivapar e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Paranavaí (Sindoscom) assinaram o acordo coletivo de trabalho, que define o reajuste salarial dos comerciários e os dias e horários especiais de abertura das lojas. O reajuste aprovado foi de 5% (R$ 1.404,33).

 

Como já havia sido anunciado anteriormente, a Convenção Coletiva 2019/2020 não prevê a abertura do comércio à noite nesta sexta-feira que antecede o Dia dos Pais e nem na sexta-feira da semana do Dia das Mães do ano que vem. Como não está no acordo coletivo, há necessidade de fazer acordos individuais com a aquiescência do Sivapar e do Sindoscom. Segundo o presidente do sindicato patronal, Edivaldo Cavalcanti, estas duas datas foram retiradas do acordo coletivo porque “muitos comerciantes não concordavam com o expediente estendido” nestas ocasiões.

 

A ACIAP esclarece que, embora participe com sugestões, não tem poder de definir o calendário comercial. E informa que vários associados (que são filiados ao Sivapar) já anunciaram que vão abrir suas portas, porque tiveram bom fluxo de vendas no ano passado. As grandes redes devem funcionar até às 22 horas na sexta-feira.

 

Já no sábado, dia 10, o comércio de Paranavaí vai funcionar das 9 às 17 horas, como previsto no acordo coletivo de trabalho. Nesta data todas as lojas estão autorizadas a funcionar no horário pré-estabelecido.

Fonte: Assessoria de Imprensa Aciap