Notícia

MENOS É MAIS

quinta, 09 de maio de 2019
Feirão do Imposto quer conscientizar população da alta carga tributária

“Se houvesse menos imposto haveria mais crescimento”, diz presidente da ACIAP Jovem, Rubens (Xuxa) Júnior

 

Com o objetivo de promover um debate sobre a eficiência na gestão dos recursos públicos e conscientizar à população sobre a alta carga tributária que está travando o crescimento do país, o Conselho do Jovem Empresário da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP Jovem) está promovendo este mês mais uma edição do Feirão do Imposto. O tema deste ano é “Menos é Mais”. O Feirão começou nesta terça-feira (7) e vai até o dia 25, com palestras e a comercialização de produtos com preços sem os impostos embutidos (que serão bancados pelos empresários), para que o consumidor tenha uma ideia real do que ele paga de tributo e quanto os impostos encarecem produtos e serviços.

 

Segundo o presidente da ACIAP Jovem, Rubens Vila Júnior, o Xuxa, o Feirão “quer conscientizar os brasileiros sobre a importância de uma reforma tributária no país”. Ele lembra que a iniciativa é um projeto nacional encabeçado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e está sendo realizada em pelo menos 120 cidades brasileiras de 18 estados diferentes.

 

Em Paranavaí, de terça-feira até o dia 13, voluntários da ACIAP Jovem estão visitando estabelecimentos de ensino para conscientizar os adolescentes e jovens sobre a pesada carga tributária e a forma ineficiente como são geridos os recursos públicos. De 14 a 25 empresas da cidade estarão comercializando produtos e serviços isentos de impostos para que o consumidor possa avaliar “que sem os exagerados impostos” os preços seriam bem mais baratos. O valor médio dos produtos deve cair 40%. E nos dias 14 e 25 de maio haverá palestras na ACIAP sobre o tema. “Dia 25 de maio, ocorrerá o chamado dia ‘D’ do Feirão, em referência ao Dia da Liberdade de Imposto (DLI), que é celebrado no dia 24. Na data, terá ação nacional para a venda de produtos sem impostos, como gasolina, alimentos, entre outros”, informa Xuxa.

 

O presidente da ACIAP Jovem cita que a Conaje defende “uma drástica reforma tributária”. Na avaliação da instituição, é necessário eliminar alguns impostos, acabar com a guerra e a renúncia fiscal, eliminar a burocracia, que hoje custa cerca de R$ 60 bilhões/ano, combater a sonegação etc. Segundo Xuxa, essas ações vão melhorar a renda per capta em 15%, especialmente com a redução de tributos sobre comida e remédio e haverá impacto positivo com a melhoria de todo o cenário econômico, resultando na abertura de novas empresas e ampliação das já existentes, gerando emprego e renda.

 

“Se houver uma reforma tributária e uma gestão eficiente dos recursos públicos, o Brasil vai crescer acima da média mundial, vamos recuperar gradativamente 13,3 milhões de empregos e nosso país estará entre os 10 melhores sistemas tributários do mundo. Hoje ocupamos a posição vergonhosa de 184º lugar entre 190 Países pesquisados”, diz Xuxa.

 

A consequência é que com a economia aquecida - continua o presidente da ACIAP Jovem - haverá também o fortalecimento das finanças da União, Estados e Municípios, que terão condições de investir mais em educação, segurança e saúde, além de recuperar parte da crise previdenciária. Ele aposta também que a reforma tributária vai reduzir as taxas de juros.

 

Para realizar o Feirão do Imposto 2019 em Paranavaí, os jovens empresários contam com o apoio da ACIAP, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná (Cacinpar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Fipal - Concessionária Fiat, Podium Alimentos, UniFatecie, Marins Sports, Bipharma, Amo Presentes Store, Foto Paranavaí, Portal da Cidade, Toque Final, Pint Bem, Prime Pneus, Chicken n’Roll, Capitão Sport Bar, Pantanero, Je Suis Douce, Johnny Bigode Hamburgueria e Gravil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Aciap