ACIAP JOVEM

sexta, 15 de fevereiro de 2019
Paranaense assume a presidência do Conselho Nacional dos Jovens Empresários

Nova gestão da CONAJE quer impactar o país com empreendedorismo e inspiração

O presidente e o vice do Conselho do Jovem Empresário da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP Jovem), respectivamente, Rubens Júnior Xuxa e Wagner da Costa Barbosa, estiveram esta semana em Brasília participando da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Confederação Nacional do Jovem Empresário (CONAJE). Durante o evento foi empossada a nova diretoria da entidade e pela primeira vez um paranaense assumiu o cargo: Marcelo Quelho Filho, de Londrina. Seu vice é Lucas Souza, de Goiás. A posse foi no Sebrae Nacional, na quarta-feira e a Assembleia se estendeu até esta sexta-feira. Da região, também esteve presente o presidente da Cacinpar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná), Ricardo Bertochio Gimenes, de Nova Londrina. O presidente da Faciap (a federação estadual das ACEs), Marcos Tadeu Barbosa, também prestigou a posse do paranaense.

O novo presidente da CONAJE afirmou que o trabalho desta gestão será feito sob os pilares da inspiração, da integração e da representatividade. “Temos um conselho com sede de trabalhar e dar resultado. E a condição será dada para quem quer fazer a diferença”, afirmou Quelho. Para isso, um dos focos será a ponta, com jovens líderes se desenvolvendo e atuando nos conselhos locais. “Não existe CONAJE se os movimentos nos municípios não estiverem fortes”, disse ele aos mais de 150 jovens empresários de todos os estados no auditório do Sebrae.

Por isso a inspiração, segundo o novo presidente, é fundamental. Para que os jovens se desenvolvam e influenciem os próximos. “Nós formamos a partir do contato com o outro”, disse Marcelo Quelho.

A visão da nova gestão da CONAJE terá o apoio do Sebrae nacional, garantiu o presidente da entidade, João Henrique de Almeida Sousa. De acordo com ele, sem a vontade da juventude, o país não funciona. “O jovem representa a não acomodação. E a ação da juventude de hoje, muito focada no empreendedorismo, cria avanços para a humanidade. Por isso é indiscutível a necessidade da parceria com a CONAJE”, afirmou.

Além da transmissão de gestão, houve a assinatura do termo de cooperação com o novo mantenedor oficial da Confederação, o Sicredi Paraná. A parceria será convertida em projetos focados na preparação de empreendedores. O diretor executivo do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Moacir Niehues, disse em seu discurso que a ideia é “formar pessoas para contribuir para um país cada vez melhor”.

Marco Tadeu, presidente da Faciap, defendeu a importância da geração de novos empresários para oxigenar o setor produtivo: “Eu acredito na força dos jovens empresários para mudar o ambiente de negócios e o setor produtivo no País”.

Já o presidente da CACB, George Pinheiro, acredita que o novo momento da CONAJE é formado por líderes arejados e dispostos a interferirem na cena atual do Brasil para assumirem o protagonismo. Que irão se envolver e participar nas questões políticas como forma de contribuir para um país mais cidadão. “Esses jovens serão os responsáveis pelas soluções que, até então, dependiam dos governos, combalidos pelas práticas do compadrio e da má gestão. Minha esperança está em quem está chegando”, ressaltou o presidente da CACB.